Disco 1 da série Discografia Oficial do Michael Jackson

Faixas:
- Zip-A-Dee-Doo-Dah
- Nobody
- I Want You Back
- Can You Remember
- Standing in the Shadows of Love
- You’ve Changed
- My Cherie Amour
- Who’s Lovin’ You
- Chained
- (I Know) I’m Losing You
- Stand!
- Born to Love You
Mesmo dentro da excelente discografia dos Jacksons como um todo, esse álbum se destaca como uma mega-produção. Percebe-se, pelo tratamento dado desde a capa até a produção de cada música, passando pela seleção de faixas, que o disco foi planejado para lançar a carreira do novo grupo com estilo.
A faixa de abertura ‘Zip-A-Dee-Doo-Dah’ é curiosamente uma música da Disney, ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original em 1947, tema do filme A Canção do Sul (1946). O protagonista é o ator mirim Bobby Driscoll, que três anos depois serviria de modelo para o personagem animado Peter Pan, conhecida fonte de fascínio de Michael Jackson em sua vida adulta.
‘Nobody’, ‘Standing in the Shadows of Love’, ‘Chained’, ‘(I Know) I’m Losing You’ são faixas de soul/R&B tradicional da época, todas agradáveis, mas sem destaque.
‘Can You Remember’, ‘You’ve Changed’, ‘My Cherie Amour’, ‘Born to Love You’ são faixas românticas que eu considero uma aposta ousada de repertório para um grupo na época formado por duas crianças e três adolescentes. Mas qualquer dúvida da qualidade de interpretação do gênero é dizimada por ‘Who’s Lovin’ You’, que é uma das mais impressionantes performances da carreira mirim de Michael.
‘Stand!’ se destaca por ser um tipo de hino positivo que tem uma boa performance ao vivo que aparece depois no disco ‘Goin’ Back To Indiana’ de 1971.
‘I Want You Back’ é com certeza a melhor faixa do álbum, não só pela levada doo-wop mas por ter sido composta exclusivamente para a banda, fazendo ótimo proveito da liderança de Michael no vocal.
Compartilhe este artigo